Porque e tão difícil guardar dinheiro

O salário acabou e o mês ainda continua, pagou as contas e não sobrou nada (às vezes nem deu para pagar todas). Afinal, porque é tão difícil guardar dinheiro?

 

Para muita gente não é nada fácil fazer sobrar dinheiro no final do mês, uma pesquisa realizada em 2008-2009 (POF-IBGE) revelou que 75% das famílias pesquisadas declararam ser difícil chegar ao fim do mês com as contas em dia.

São vários os fatores que impedem as pessoas de conseguir fazer sobrar para guardar dinheiro: a falta de planejamento financeiro, não ter um orçamento doméstico; não controlar as compras por impulso etc … Mas um dos fatores mais importante que considero, é o hábito de assumir um padrão de vida maior do que as possibilidades.

Para ilustrar reflita sobre estas questões: Se você possui um determinado salário e a partir de amanhã sua empresa lhe dará um aumento de 30% em seu pagamento, qual o padrão de vida você irá manter, o que você já tem ou um padrão melhor com o novo salário? Você acha que desse aumento você irá guardar dinheiro no final do mês ou ele será destinado a novas despesas?

O que acontece na maioria das vezes, é que as pessoas reclamam que pelo fato de ganharem pouco, não conseguem fazer sobrar dinheiro no final do mês, mas quando recebem um aumento e passam a ganhar mais, aumentam o padrão de vida incluindo novas despesas e gastos em seu orçamento, desta forma voltam ao ponto inicial e começa tudo de novo.

Infelizmente a falta de educação financeira leva a isso, não importa o quanto você ganha, fazer sobrar dinheiro para poupar depende de disciplina, depende de assumir uma posição preocupada com o futuro financeiro, sem deixar de lado a qualidade de vida presente.

Isso não significa que querer um padrão de vida melhor é ruim, muito pelo contrário, todo mundo quer ter uma casa melhor, um carro do ano, a melhor escola para seus filhos, um bom plano de saúde, viajar mais, comprar boas roupas etc. Não existe nada de errado nisso!

O que é preciso saber, e que muita gente não aceita (mesmo que inconscientemente) é que um bom padrão de vida se constrói com o tempo, é preciso construí-lo aos poucos, de nada adianta “fingir” ter um carro do ano, se tem uma gaveta cheia de carnês para pagar, o carro não é seu! É da instituição que lhe financiou.

Pense nisso, mantenha um padrão de vida condizente com sua realidade, procure viver com o que ganha, invista em conhecimento, estude educação financeira, busque recursos e conhecimento necessários para aumentar sua renda (pensando em poupar para o futuro é claro).

Faça seu planejamento para alcançar sua independência financeira,  você verá que o esforço vale a pena.

Prosperidade, Sucesso, e até a próxima!

 

GOSTOU DESTE ARTIGO? COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!