A renda passiva ou residual é um dos pilares da riqueza, a liberdade financeira será alcançada no momento em que sua renda passiva lhe gerar liberdade de escolha. É o dinheiro trabalhando para você e não você para ele.

Se você deixar de trabalhar hoje, por quanto tempo consegue se manter sem a renda proveniente do seu trabalho?
Se você não é uma pessoa muito organizada financeiramente, não tem uma reserva para imprevistos, não costuma fazer um planejamento financeiro, vive do esforço de seu trabalho. Provavelmente sente um certo desconforto com essa pergunta não é?

A maioria das pessoas dependem do trabalho para se manter, é a forma de renda mais conhecida, a forma tradicional, chamada de renda ativa, a renda proveniente do trabalho.

O problema é que muitos entendem renda, como sendo sinônimo de salário, ou seja, para eles só existe a renda vinda do trabalho.

Certamente você já ouviu muitas vezes que é trabalhando que se ganha o dinheiro para viver. Isso não está incorreto, apenas incompleto, ganhar dinheiro com o trabalho é uma das formas de renda, mas não a única.

Assim como trabalhando ativamente é possível gerar renda, passivamente também! É a chamada renda passiva ou residual.

Diferentemente da renda ativa, a renda passiva não depende do trabalho para recebê-la, é um sistema que vai continuar gerando renda mesmo que você não esteja trabalhando ativamente nele. Em outras palavras, é um dinheiro que você ganha sem ter que trabalhar por ele.

Alguns exemplos de renda passiva: renda de aluguéis, dividendos (distribuição de lucros de uma empresa), Royalties, patentes, direitos autorais, aplicações financeiras, pensões etc.

Há dois tipos de renda passiva, como gerá-las dependerá de determinados fatores tais como: situação financeira, patrimônio, habilidades, conhecimento, personalidade, talentos etc.

  1. Fontes de renda passiva que dependem de capital inicial para receber, manter e fazer crescer (Imóveis alugados, investimentos, franquias gerenciadas, lucros de dividendos de empresas etc).
  1. Fontes de renda passiva que não dependem de capital inicial (ou pouco) para receber, manter e crescer (Direitos autorais, royalties, patentes, sites na internet etc)

O velho ditado popular “Dinheiro não dá em árvore” realmente é verdade! Mas construir um sistema de renda passiva que lhe possibilite atingir a independência financeira e colher grandes frutos durante toda a vida é muito parecido com o plantio de uma árvore.

No início você tem o trabalho de adubar a terra, cavar, enterrar a semente, regar e cuidar para que nada atrapalhe seu crescimento.

Com o passar do tempo sua árvore estará grande e forte e não terá mais necessidade de tantos cuidados.

E então… é só deliciar-se com sua sombra e seus saborosos frutos!

Faço um convite a você, veja a diferença entre renda passiva e renda ativa logo abaixo e reflita!

Renda Passiva(Residual) X Renda Ativa

E aí? Vamos plantar uma floresta?