Poupar e economizar são palavras muitas vezes confundidas como sendo a mesma coisa, na realidade não são. Fazer economia e poupar são atitudes completamente distintas. Entender essa diferença é primordial para quem quer se tornar um expert em acumular riquezas.

 

Quando negociamos um preço menor na loja, ou quando desligamos a TV sem que ninguém esteja assistindo, o resultado esperado é que se tenha uma economia de dinheiro, portanto estamos economizando.

Da mesma forma, evitar o desperdício de água quando lava a louça, e de energia elétrica quanto toma banho, considerando que com essas atitudes as faturas venham menores no final do mês, também estamos economizando dinheiro.

Poupança é uma parcela da renda que não é gasta quanto é recebida, essa parcela é guardada para ser gasta no futuro, seja para algo específico, ou para atender imprevistos.

O ato de poupar está ligado a guardar aquilo que foi economizado, veja bem, “guardar”.

Para que haja poupança de fato, o recurso economizado deve ser guardado, se o dinheiro economizado foi destinado para outra coisa, não houve poupança.

Uma pessoa pode ser muito boa em fazer economias: controla bem as despesas da casa, evita desperdícios, faz pesquisas de preços, briga por descontos etc. Porém se não souber guardar o que economizou, não é uma boa formadora de poupança.

Não se deve confundir poupança com caderneta de poupança, a caderneta de poupança é uma forma de investimento, onde se investe aquilo que foi poupando.

Muitas pessoas economizam muito, porém consomem todo recurso economizado, assim nunca conseguirão formar uma poupança para cobrir imprevistos ou para garantia do futuro na aposentadoria.

Percebendo a diferença entre poupar e economizar você poderá transformar suas economias em poupança, acumulando recursos para garantir a realização de sonhos,  e para ter uma vida financeiramente tranquila.

 

Você é um formador de poupança? Deixe seu comentário!