Poupar Dinheiro

POUPAR DINHEIRO


Se você quer alcançar a liberdade financeira, o caminho é esse: Gaste menos do que ganha e invista bem a diferença.

Poupar DinheiroÉ simples, e não é nenhum segredo para ninguém

 

Certamente você já ouviu muitas vezes por aí que o segredo das finanças é gastar menos do que ganha, e também já deve ter ouvido que as pessoas acham isso simples demais, que não é segredo algum, mas que na prática, mesmo sendo algo tão simples, muitas pessoas não conseguem equilibrar as finanças e acabam por fazer o contrário.

Realmente, se você quer chegar ao topo de suas finanças e alcançar sua independência financeira, deve seguir esse caminho: gaste menos do que ganha e invista bem a diferença.

Poupar é guardar uma parte de renda para gastar no futuro (não confundir poupar com economizar! veja a diferença aqui), seja um futuro próximo para comprar um eletrodoméstico, por exemplo, ou um futuro mais distante para garantir a aposentadoria e a faculdade dos filhos.

Acontece que para muitas pessoas nem sempre é possível manter, ou até mesmo iniciar, uma formação de poupança.

 

Não consigo poupar dinheiro, o que eu estou fazendo de errado?

 

Dentre os vários motivos que levam as pessoas a não manterem o hábito de guardar dinheiro, considero três os mais comuns:

 

#1 Não possuem objetivos bem definidos (não sabem o que querem)

 

Ter objetivos bem definidos é o que nos motiva a poupar dinheiro. Quem não sabe exatamente porque está guardando uma parcela de sua renda periodicamente, nem qual será o benefício que terá ao alcançar o valor pretendido, corre o risco de desistir no meio do caminho.

 

#2 Esperam para poupar quando sobrar

 

Esse é um erro clássico, jamais espere sobrar dinheiro para começar a poupar, se fizer isso, é bem provável que esse dia nunca chegue.

Elabore um orçamento e equilibre suas receitas e despesas, no lado do débito inclua o valor que pretende poupar como o primeiro da lista, só aí é que você deve distribuir o restante do dinheiro para outras despesas.

 

#3 Não conhecem o verdadeiro padrão de vida

 

Querer um alto padrão de vida não tem nada de errado, afinal o objetivo do Guia das Finanças é ajudar você a chegar lá, porém, é preciso entender que um alto padrão de vida se alcança com o tempo.

De nada adianta forçar um padrão de vida um pouco melhor e viver sustentado por dívidas, além do mais, um padrão de vida incompatível com a renda reduz significativamente a capacidade de poupança.

 

Comece agora!

 

Ficam aqui minhas recomendações:  Não deixe para depois, comece agora a poupar dinheiro, inicie com um bom planejamento financeiro e controle suas despesas e receitas com um orçamento doméstico. Faça isso, e em pouco tempo você notará uma mudança significativa em sua vida.

 

Não acaba por aqui!

 

Leia todos os artigos já publicados no site sobre poupar dinheiro logo abaixo.

 


Artigos sobre Poupar Dinheiro

Planilha - Quanto poupar por mes para atingir um objetivo

PLANILHA – QUANTO POUPAR POR MÊS PARA ALCANÇAR UM OBJETIVO

Planilha que simula o quanto poupar por mês para atingir um objetivo. É comum considerar o valor total do objetivo financeiro e dividir em parcelas para saber o quanto poupar ...
Leia Mais
Porque e tão difícil guardar dinheiro

PORQUE É TÃO DIFÍCIL GUARDAR DINHEIRO?

O salário acabou e o mês ainda continua, pagou as contas e não sobrou nada (às vezes nem deu para pagar todas). Afinal, porque é tão difícil guardar dinheiro? Para ...
Leia Mais
Qual a diferença entre poupar e economizar

QUAL A DIFERENÇA ENTRE POUPAR E ECONOMIZAR?

Poupar e economizar são palavras muitas vezes confundidas como sendo a mesma coisa, na realidade não são. Fazer economia e poupar são atitudes completamente distintas. Entender essa diferença é primordial ...
Leia Mais

Novos artigos sobre como poupar dinheiro serão compartilhados nesta página de forma organizada para que você possa ter uma boa experiência de leitura.

 


Fique atualizado, seja o primeiro a receber novos artigos e ferramentas do Guia das Finanças. Cadastre-se no site e receba novidades a atualizações em seu e-mail