Descontrole financeiro, dívidas frequentes, brigas familiares por falta de dinheiro, falta de perspectiva para o futuro? Um orçamento doméstico pode lhe ajudar. Entenda qual a importância de se fazer, e como ele lhe ajudará em problemas dessa natureza.

 

Para que você entenda qual a importância do orçamento doméstico, e como ele irá lhe ajudar no controle de suas finanças, veja essas dez razões do porque dedicar um tempo na elaboração de um orçamento doméstico.

Porque elaborar um orçamento doméstico? em que ele irá ajudá-lo?

 

# 01 – Saber qual o caminho a seguir

 

Você já arrumou as malas para uma viagem, embarcou no carro, pegou a rodovia, e em enquanto se distanciava começou a pensar qual seria seu destino? Muito provavelmente não! Certamente planejou seu destino com uma certa antecedência.

Com o orçamento doméstico não é diferente, planejar com antecedência para onde vai seu dinheiro, fará com que você maximize seus recursos direcionando-os para coisas que realmente vale a pena.

Assim você estará focado nas coisas importantes, e sempre que for tentado a desviar do seu caminho, ou se sentir perdido, o orçamento doméstico estará lá para lembrá-lo do caminho certo.

 

# 02 – Transformar sonhos em projetos

 

O orçamento doméstico lhe ajudará transformar sonhos em objetivos financeiros, em projetos vivos. Em outras palavras, trazer seus sonhos para realidade, para um patamar onde possam ser contemplados de forma realizável, real e programada.

 

# 03 – Prevenir-se contra imprevistos

 

Frequentemente acontecem imprevistos: um conserto inesperado na residência, um defeito ou acidente com o veículo, problemas de saúde na família, um presente para um casamento que você foi convidado etc.

Acontece que nem sempre estamos preparados financeiramente para esses imprevistos, por isso, uma reserva para emergências considerada seu orçamento, lhe dará tranquilidade e segurança para enfrentar possíveis situações dessa natureza.

 

# 04 – Preparar-se para aposentadoria

 

Já ouviu aquela frase: “No presente está todo o tempo”? Você é no presente, consequência do que fez no passado, e o que está fazendo agora, será refletido no futuro.

Se você ainda não possui um recurso destinado à aposentadoria, algo está errado, mude agora e previna-se. Um bom orçamento lhe ajudará nesta tarefa, afinal, todos envelhecem, e viver bem, também inclui uma velhice financeiramente tranquila.

 

# 05 – Controlar qual é o destino do seu dinheiro

 

Você sabe para onde está indo seu dinheiro? Se você não sabe detalhadamente para onde estão indo seus recursos financeiros, você não está sozinho. Infelizmente não é difícil encontrar pessoas que não controlam suas despesas.

Com um orçamento doméstico é possível controlar seus recursos de forma clara o objetiva, não somente saberá para onde ele está sendo direcionado, como também terá a oportunidade de direcioná-lo para aquilo que realmente é importante para você e para sua família.

 

# 06 – Manter as contas em dia

 

Muita gente tenta manter as contas em dia e não consegue, quando se dão conta, estão no vermelho. A solução para isso é o planejamento, um dos objetivos do orçamento é o equilíbrio entre o que você ganha e o que você gasta.

Planejar e acompanhar o que foi planejado é o melhor caminho para viver tranquilo, e com as contas em dia.

 

# 07 – Seus filhos financeiramente responsáveis

 

Já se perguntou onde foi que seu filho pequeno aprendeu a falar uma palavra diferente? Ou a fazer algo inusitado? Certamente ele deve ter ouvido ou visto alguém fazer!

Nossos filhos são o reflexo daquilo que fazemos e dizemos. O orçamento familiar dever envolver todos da família, inclusive os filhos, transformar a elaboração e acompanhamento do orçamento doméstico em um hábito frequente, irá ajudar seus filhos aprenderem a lidar melhor com o dinheiro, a entenderem os limites da família e seus próprios limites.

 

# 08 –  Consumir com segurança

 

Fazer um orçamento doméstico não significa que devemos nos tornar muquiranas e nos privar de algo importante para poupar dinheiro, significa consumir com segurança.

Mas, o que significa isso? Consumir com segurança é direcionar nosso dinheiro para as coisas que realmente são  importantes, é poder gastá-lo de forma pensada e programada.

Com suas despesas programadas não terá a necessidade de contrair dívidas gastando mais do que ganha, se você programar uma viagem para a Disney no final do ano por exemplo, poderá aproveitar melhor o momento com sua família sem se preocupar com o que vai gastar, e sem se arrepender depois com o que gastou.

 

# 09 – Estar bem com você mesmo, e com sua família

 

Problemas de ordem financeira podem desencadear diversas complicações familiares e pessoais, a inadimplência por descontrole ou a falta de dinheiro para pagar as contas, por exemplo, pode levar ao stress, e consequentemente, queda de produtividade no trabalho, doenças, brigas com a esposa, filhos etc.

Na elaboração e acompanhamento do orçamento doméstico, com envolvimento de todos da família, é possível chegar a um entendimento comum. Sabendo quais responsabilidades, benefícios e limites cada um terá, será mais fácil administrar situações que envolvam dinheiro.

 

# 10 – Viver com os próprios meios

 

Nada melhor do que viver com seus próprios meios, suas receitas e suas despesas em perfeita harmonia, sem necessidade de se endividar com empréstimos, cartão de crédito ou cheque especial.

É isso que o orçamento lhe proporciona, uma vida financeiramente equilibrada sem deixar de lado seus sonhos e aspirações, e melhor, vivendo com seus próprios recursos.

Comece agora! elabore seu orçamento doméstico e planeje seu futuro e de sua família.