Esta planilha gratuita irá ajudar você a calcular qual é a rentabilidade real de um investimento. Entenda também como e porque fazer este cálculo.

Sabemos que os efeitos nocivos da inflação corroem nosso dinheiro com o passar do tempo, o aumento dos preços dos produtos faz com que nosso poder de compra seja reduzido, e o que podemos comprar hoje por determinado valor, certamente não poderemos comprar daqui a um ano por exemplo.

Por isso, é importante que nossos investimentos, fruto de nossas economias, tenham uma rentabilidade superior a inflação para garantirmos o poder de compra no futuro.

Quer conhecer um investimento que tem rentabilidade superior à inflação, com baixo risco e historicamente mais rentável que a poupança?  Veja neste artigo: Como investir no Tesouro IPCA+ e vencer a inflação.

Como calcular a rentabilidade real de um investimento?

 

Para que possamos verificar se estamos garantindo o poder de compra dos investimentos, devemos descontar a inflação do rendimento no período assim saberemos qual foi o rendimento real do investimento, ou seja, o rendimento acima da inflação.

Exemplo:

Supomos que você possui um investimento, e que seu banco informou que a rentabilidade deste investimento ficou em 7% no ano.

Se neste mesmo ano a inflação ficou em 6%, podemos observar de imediato que a inflação foi menor que a rentabilidade do investimento, isso significa que houve uma rentabilidade real de 1% certo?

Neste caso seria bem simples, se diminuíssemos o rendimento (7%) da inflação (6%) naturalmente teríamos a diferença que seria de 1%. Este cálculo é aplicado assim na maioria das vezes, porém ele está incorreto.

Como estamos tratando de % (percentual) a fórmula correta para este cálculo é:

 

Rentabilidade real = {(1 + rendimento) / (1 + Inflação)} – 1

 

Aplicando a fórmula correta para nosso exemplo teremos então:

Rendimento= 7% = 0,07

Inflação= 7% = 0,06

Substituindo na fórmula:

Rentabilidade real= {(1+ 0,07) / (1+ 0,06)} – 1

Rentabilidade real = {(1,07) / (1,06)} – 1

Rentabilidade real = 0,009434

Agora multiplicamos o resultado por 100 para chegarmos ao percentual

0,009434 x 100 = 0,943%

Rentabilidade real= a 0,94%

 

Neste exemplo vimos que a rentabilidade foi maior que a inflação em 0,94% ou seja, houve um ganho real acima da inflação.

Naturalmente podem ocorrer situações em que a rentabilidade seja nula ou inferior à inflação, mantendo assim o poder de compra ou diminuindo-o respectivamente.

Agora que você já sabe o porquê e como calcular a rentabilidade real de um investimento, para ajuda-lo nos cálculos, você pode fazer o download da planilha que faz este cálculo FACILMENTE, no botão abaixo.

Baixe a planilha Grátis aqui:

Baixar planilha


 

Quer receber mais planilhas grátis em seu e-mail? Inscreva-se GRATUITAMENTE no Guia das Finanças e seja o primeiro a receber novas planilhas e atualizações do site.direita

 

Você também pode gostar disso: