Tá difícil equilibrar suas finanças? Essas dicas vão lhe ajudar a entender como sair do vermelho e manter suas contas em dia.

 

Compras a prazo, extrapolar o limite do cartão de crédito, imprevistos, compras por impulso, falta de planejamento. Esses são alguns exemplos de situações que podem resultar em dívidas e por em risco a saúde financeira da família.

É comum ver pessoas endividadas que reclamam da atual situação, da falta de dinheiro, do governo, dos preços altos …

Na realidade, se endividar ao ponto de ficar no vermelho, é resultado da falta de planejamento financeiro e dos hábitos que se mantém, independentemente do motivo ou circunstância que gerou a dívida.

 

A educação financeira é a melhor forma de se prevenir contra dívidas.

 

A boa notícia é que é possível reverter a situação e sair do “sufoco”. Mas não espere nenhum milagre financeiro, fórmula mágica ou fada madrinha. É preciso planejamento, disciplina e dedicação.

Para lhe ajudar a sair do “aperto” e a se organizar melhor financeiramente, siga atentamente este guia rápido, que com certeza terá sucesso.

Lembre-se, você é capaz de reverter qualquer situação. Vamos lá!

 

Quão escuro é esse vermelho?

 

Primeiramente é necessário saber exatamente de quanto é a dívida, para isso, liste as dívidas existentes em uma planilha ou caderno: valor total da dívida, parcelas vencidas e a vencer. Liste também os juros que você está pagando em cada dívida.

Determine qual dívida você irá quitar primeiro, faça uma lista de prioridades. Dê prioridade àquelas de juros mais altos e as que podem lhe causar um prejuízo maior como por exemplo contas de água ou energia elétrica que se não pagar, o serviço poderá ser cortado.

 

Organize-se, tenha um orçamento doméstico

 

As parcelas de cada dívida devem estar dentro de seu orçamento doméstico, como sendo um de seus objetivos financeiros, portanto, se você não tem um orçamento, a hora é agora.

Não é difícil fazer um orçamento, se você tiver dificuldades ou não possui uma boa ferramenta para fazer um orçamento continue lendo esse artigo até o final e depois volte aqui, isso poderá lhe ajudar: Orçamento familiar passo a passo

 

Renegocie a dívida

 

Procure os credores e mostre a eles que você está se programando e que quitará todas as dívidas, mas que precisa de ajuda, com isso, busque reduzir os juros que estão sendo cobrados, e até aumentar as parcelas para que se encaixem em sua programação no orçamento doméstico.

Estude a possibilidade de juntar todas as dívidas em uma só. Para isso você precisará de um empréstimo com valor suficiente para pagar as dívidas existentes, mas cuidado!!, isso só irá lhe ajudar se:

  • Os juros do novo empréstimo forem menores que os existentes;
  • Realmente as parcelas a serem pagas estiverem previstas em seu orçamento, afim de evitar o não cumprimento da renegociação.

 

Monte uma estratégia de guerra

 

Como já mencionei anteriormente, não há fórmula mágica. Num primeiro momento até que as coisas se normalizem, será preciso montar uma estratégia de guerra no controle dos gastos.

Quando for elaborar seu orçamento doméstico será necessário um esforço maior para que as parcelas da dívida renegociada caibam no orçamento e o mesmo fique equilibrado.

Cortes em algumas despesas será necessário, supérfluos, pequenas despesas, desperdícios com água, energia elétrica etc. Comece por aí, se ainda assim não tiver equilibrado seu orçamento, então serão necessárias medidas mais severas.

Não fique envergonhado se for necessário reduzir seu padrão de vida neste período, com certeza o fato de poder dormir sem ter que pensar nos “carnês” vencidos, vai valer a pena.

Você vai ficar espantado como algumas pequenas despesas podem fazer a grande diferença, e ajudar a equilibrar seu orçamento. Baixe GRATUITAMENTE a planilha Como Economizar dinheiro – SIMULADOR, e veja também: Você sabe mesmo economizar dinheiro?

 

Procure alternativas de lazer mais baratas

 

Em tempos de crise não é preciso deixar de lado o lazer com a família, ou com os amigos. Muito pelo contrário, o lazer irá lhe ajudar a manter o equilíbrio e a serenidade necessária para continuar a luta até que as coisas se ajustem.

Apenas busque alternativas de lazer mais baratas, por exemplo:

  • Troque o cinema por um filme na locadora e assista em casa com a família;
  • Visite bosques, parques, museus de acesso público gratuito;
  • Jogue bola com os filhos no quintal da casa ou na área disponível no condomínio;
  • Combine dividir as despesas do churrasco com os amigos.

 

Procure uma renda extra

 

Neste período, considere fazer horas extras para aumentar sua renda, procure um outro trabalho no período noturno etc. Para se livrar das dívidas, esse é um esforço que vale a pena.

Procure alternativas para aumentar sua renda. Apenas cuidado para não abraçar mais do que pode dar conta, afinal você deve estar bem para comemorar o pagamento da última parcela de suas dívidas.

Leia também: Como ganhar dinheiro Extra?

Não faça mais dívidas, programe as compras à vista

 

Para quem quer sair do vermelho, novas dívidas jamais! Faça compras à vista, planeje sua compra, acumule a quantia necessária e pague a vista. Pagando à vista você consegue descontos e evita juros.

Quando você compra a prazo você está consumindo algo para pagar depois, isso significa que alguém está pagando a conta para você naquele momento.

Naturalmente quem pagou a conta vai lhe cobrar juros nas parcelas, não caia na ilusão da compra em 10X sem juros isso não existe! De alguma forma estão lhe cobrando juros, e muitas vezes altíssimos.

Boa sorte e sucesso …