Investimento de baixo risco, rendimento superior a inflação e historicamente mais rentável que a poupança, você conhece? É o Tesouro IPCA+!

Imagine que você mantenha grande parte de seus investimentos na caderneta de poupança, com um rendimento em torno de 7,9% ao ano (dez-2015).

Aparentemente é uma boa rentabilidade, mas se considerarmos uma inflação na casa de 10%, por exemplo, a rentabilidade liquida seria de -1,91%, ou seja, seu patrimônio seria afetado significativamente pois o aumento dos preços (inflação) reduziria seu poder de compra.

Se você quiser saber mais pode ler também: Quanto rende a poupança de verdade?.

Neste exemplo citei a caderneta de poupança, mas o cálculo da rentabilidade líquida (descontando a inflação) se aplica a todos os investimentos, você pode fazer este cálculo facilmente com esta ferramenta gratuita: Planilha Grátis-Como calcular o rendimento real de um investimento.

Veja que em épocas de inflação alta, como a que estamos vivendo agora (dez-2015), o cuidado deve ser redobrado com os investimentos para que os efeitos nocivos dos aumentos dos preços não acabem com nossos planos futuros, e corroam nosso patrimônio.

Para que seu patrimônio não seja afetado pela inflação, e você não veja seu poder de comprar reduzido, é preciso buscar uma rentabilidade igual ou superior à inflação do período.

 

Como conseguir uma rentabilidade que preserve o poder de compra?

 

Para quem tem um horizonte de longo prazo para os investimentos, ou seja, quem está guardando recursos para pagar a faculdade das crianças, comprar uma casa nova, ou para aposentar-se mais cedo, por exemplo, uma boa alternativa para preservar o poder de compra é investir em títulos do tesouro direto, mais especificamente nos títulos Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com juros semestrais (as antigas NTN-B’s-Notas do Tesouro Nacional Série B).

Neste artigo vou ensinar passo a passo como investir nos títulos Tesouro IPCA e preservar seus investimentos dos efeitos da inflação.

 

Entendendo o que é, e como investir em títulos Tesouro IPCA+

 

Para que você entenda tudo sobre como investir em títulos Tesouro IPCA+ dividi o assunto em 6 partes para melhor compreensão:

 

Parte 1 – O que é o Tesouro Direto

 

O Tesouro Direto é um programa desenvolvido exclusivamente pelo Tesouro Nacional em parceria com a BM&FBOVESPA para vender títulos públicos para pessoas físicas, os recursos captados são utilizados para financiar os projetos do governo brasileiro.

Em outras palavras, quando o investidor compra títulos públicos no tesouro direto está emprestando dinheiro para Governo Federal fazer investimentos em saúde, educação, infraestrutura etc. e recebe juros em troca.

Já escrevi um artigo ensinando o que é e como investir no tesouro direto, é uma introdução que recomendo fortemente a leitura caso você não tenha nenhum conhecimento sobre títulos público. 

Se você não tem nenhum conhecimento sobre títulos públicos leia este artigo antes de prosseguir: Entenda o que é e como investir no Tesouro Direto

Depois de ler o artigo você pode também assistir a este vídeo do Tesouro Nacional sobre títulos do tesouro para fixar melhor alguns pontos:

 

 

Parte 2 – O que são os títulos Tesouro IPCA+

 

Os títulos Tesouro IPCA+ são títulos considerados pós-fixados, ou seja, você só conhecerá a remuneração total do título na data de seu vencimento.

Na realidade a rentabilidade destes títulos é dividida em uma parte pré-fixada, que você já sabe qual será na data da compra, e a outra parte é corrigida com base na inflação, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-IBGE).

Em outras palavras, quando você compra um título Tesouro IPCA+ você recebe como remuneração, no vencimento do título, uma taxa de juros prefixada definida na compra + a variação do IPCA do período.

Veja no quadro abaixo um exemplo dos preços e taxas dos títulos públicos praticados em 15/12/2015 (você pode ver o quadro atualizado diariamente aqui).

 

Preços e taxas dos Títulos Tesouro IPCA +

 

Note que no exemplo acima os títulos Tesouro IPCA+ 2019 com vencimento em 15/05/2019 estão sendo negociados a uma taxa pré-fixada de 7,56% ao ano na compra, isso significa que quem comprar estes títulos terá como rentabilidade a variação do IPCA + 7,56% ao ano.

Desse modo, independentemente da variação dos preços no período (IPCA) a rentabilidade total do título sempre será superior à inflação garantindo o poder de compra do dinheiro investido, a rentabilidade real neste caso seria dada pela taxa de juros pré-fixada (7,56% ao ano).

 

Parte 3 – Para quem são indicados os títulos Tesouro IPCA+?

 

Uma das características dos títulos públicos Tesouro IPCA+ é a disponibilidade de vencimentos mais longos, com isso o investidor pode vincular seus objetivos de longo prazo com os vencimentos dos títulos.

Sendo assim, títulos Tesouro IPCA+ são indicados para o investidor que não vai precisar do dinheiro no curto prazo, ou seja, é indicado para quem possui objetivos financeiros de longo prazo como: a compra de um imóvel (a casa própria, por exemplo), para pagar a faculdade dos filhos, aposentadoria (ou complemento da aposentadoria do INSS) dentre outros objetivos financeiros de longo prazo.

Isso não significa necessariamente que o investidor não possa comprar títulos Tesouro IPCA+ e resgatá-los no curto prazo, pode sim! A liquidez é diária, o problema é que a rentabilidade do título pode ser prejudicada, vamos ver isso a seguir.

 

Parte 4 – A liquidez dos títulos Tesouro IPCA+ e o resgate antes do vencimento

 

O Investidor que comprar um título com vencimento em 2035, por exemplo, não precisa esperar até lá para vender seu título ao Governo e pegar seu dinheiro de volta. O Tesouro Nacional recompra os títulos diariamente (todos os dias úteis), portanto, sua liquidez é diária.

Mas, para vender um título antes do vencimento é preciso analisar bem, pois a venda antecipada pode prejudicar a rentabilidade do mesmo, isso porque o Tesouro Nacional pagará pelo título o valor de mercado do título no dia da venda.

Não vou explicar aqui como é definido o valor de mercado dos títulos Tesouro IPCA+ para não estender muito este artigo, fica para outro.

No momento basta apenas você saber que, como o valor de mercado dos títulos públicos é muito volátil (sofre alterações até vencimento) vender um título antes do vencimento pode significar uma rentabilidade maior ou menor do que a contratada na data compra, inclusive podendo haver perda de parte do valor investido.

É por essa razão que uma atitude financeira inteligente é conciliar a data de vencimento do título com o objetivo que se quer alcançar.

 

Parte 5 – Qual é a diferença entre títulos Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com juros semestrais?

 

Veja na tabela acima que existem dois tipos de títulos públicos indexados à inflação (ao IPCA), os títulos Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com juros semestrais, vamos ver qual é a diferença entre os dois:

Os títulos Tesouro IPCA+ são títulos em que o pagamento é feito de uma única vez, no vencimento do título você recebe o dinheiro que você investiu + IPCA + os juros, o fluxo de rendimento é simples, veja como fica o fluxo de pagamento simples:

Fluxo de rendimentos Tesouro IPCA +

 

Como no Tesouro IPCA+ os juros são pagos juntamente com o valor principal no vencimento do título, este investimento é recomendado para quem não precisa dos rendimentos até o vencimento do título.

A vantagem destes títulos é que os juros vão se capitalizando juntamente com o valor investido, ou seja, não é retirada a parcela de rendimento, os juros vão sendo investidos automaticamente o que ocasionará uma rentabilidade maior no final das contas (juros sobre juros).

Já os títulos Tesouro IPCA+ com juros semestrais tem um fluxo de rendimentos periódicos, você recebe os juros semestralmente, e o dinheiro investido + IPCA, na data de vencimento do título.

Vamos ver como fica o fluxo de recebimentos periódicos:

Fluxo de rendimentos Tesouro IPCA juros semestrais

 

Neste caso os juros são pagos semestralmente, e na data de vencimento do título será pago o valor investido + IPCA + a última parcela semestral de juros.

Como os juros são pagos semestralmente, este título é recomendado para quem quer ter uma renda passiva semestral (os juros), assim a cada semestre os juros são depositados na conta corrente do investidor.

Claro que não é interessante optar por estes títulos para reinvestir os juros que receber semestralmente no tesouro direto, isso porque os custos da transação podem prejudicar a rentabilidade.

 

Parte 6 – Quais são os riscos de investir nos títulos Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com juros semestrais?

 

O tesouro direto é considerado uma das opções de investimento mais seguras do mercado, isso porque é um investimento 100% garantido pelo Governo Federal.

Sendo assim o risco de se investir no tesouro direto é se o Governo Federal “quebrar”, o que para especialistas apesar de existir, é uma possibilidade muito remota.

O risco maior de investir em título Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com juros semestrais está na venda antecipada.

Como já mencionei anteriormente, vender um título antes do vencimento significa abrir mão da rentabilidade (juros) pré-fixada na data da compra do título, e aceitar vendê-lo ao preço de mercado do dia da venda.

Como esse preço de mercado é calculado diariamente e é influenciado por diversos fatores, pode ser que no dia em que você decidir vender o título ele esteja com um valor de mercado que resultará em uma baixa rentabilidade, ou até mesmo em perda de parte do valor investido.

Existem situações em que vender o título antecipadamente é muito mais vantajoso do que permanecer como ele até o vencimento, mas isso é um assunto para outro artigo.

 

 

É sempre bom lembrar que permanecer com o título até o vencimento garante a rentabilidade contratada na data da compra independentemente das variações de preço de mercado.

 

Vamos recapitular o que você aprendeu neste artigo

 

Você aprendeu neste artigo que há investimentos melhores que a poupança, com maiores rentabilidades, e que superam a inflação garantindo o poder de compra do valor investido.

Os títulos públicos, em especial aqui neste artigo, os títulos Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com juros semestrais são excelentes investimentos para quem não vai precisar do valor investido de imediato, e está investindo para alcançar um objetivo de médio e/ou longo prazos.

Para quem deseja ter uma renda passiva semestral, a melhor alternativa seria o Tesouro IPCA+ com juros semestrais que paga juros semestralmente, já para quem quer receber todo o dinheiro de uma só vez, o Tesouro IPCA+ paga os juros mais o valor investido corrigido tudo de uma vez no vencimento do título.

Os títulos públicos possuem liquidez diária e podem ser vendidos em qualquer tempo, porém, dependendo do valor de mercado do título na data da venda, pode ser que haja uma baixa rentabilidade do investimento ou até perda do valor investido.

Mantendo o título até a data do vencimento fica garantida a rentabilidade contratada na data da compra.

Os títulos públicos são considerados investimentos de baixo risco, sendo os mesmo garantidos 100% pelo governo federal.

Por fim, como tenho dito sempre, o melhor investimento é investir em conhecimento, e agora você sabe que é possível investir bem, com baixo risco, ganhando da poupança, e preservando seu poder de compra dos efeitos da inflação.

Se você ainda não é nosso Leitor Vip Cadastre-se Gratuitamente aqui e receba novos conteúdos e ferramentas em seu e-mail.

 

Espero que este artigo tenha sido relevante para você, se você tem alguma dúvida ou sugestão deixe um comentário logo abaixo.

 

Paz, prosperidade, e até um próximo artigo.